Brasão

Câmara Municipal de Araraquara

Sino.Siave 8

Tipo: Moção

Data: 04/11/2025

Protocolo: 10542/2025

Situação: Aprovada

Regime: Ordinário

Quórum: Maioria simples - Votação simbólica

Autoria: CORONEL PRADO, BALDA, CRISTIANO DA SILVA, ENFERMEIRO DELMIRAN

Assunto: Moção de Repúdio contra as palavras caluniosas proferidas pelo jornalista José Carlos Magdalena contra os integrantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Texto: A Câmara Municipal de Araraquara, por iniciativa do Vereador Coronel Prado, no uso de suas atribuições legais e em defesa da honra, da dignidade e da imagem da Polícia Militar do Estado de São Paulo, vem manifestar seu repúdio veemente às declarações proferidas pelo apresentador José Carlos Magdalena, veiculadas em seu programa de rádio/TV “Jornal da EP”, na edição do dia 28 de outubro de 2025, nas quais afirmou, de forma generalizada e “in tese” caluniosa e difamatória: “A gente vê aquele pacote de dinheiro pego com traficante, aqueles pacotão de dinheiro, milhões e milhões, vai dizer que soldado não mete a mão naquilo ali e sai com um pacotinho daquele. Todo mundo adora combater traficante, principalmente porque tem grana no meio, é a realidade que eu vou passar pra vocês, não posso provar porque eles não são idiotas, mas se você começar a comprovar e ver aí o que o policial tem e o quanto ele ganha vai perceber que a coisa vai muito além do que nós estamos falando aqui, quer apostar comigo? ”

Justificativa: Justifica-se tal moção, pois tais declarações são ofensivas, mentirosas e “in tese” caluniosas, atingindo profundamente todos os policiais militares e prejudicando a imagem de uma instituição que atua em defesa da sociedade há quase 200 anos. Ressalta-se que a Polícia Militar do Estado de São Paulo já emitiu Nota de Repúdio e estuda eventual ação judicial, enquanto a Associação dos Cabos e Soldados e a Associação “Defenda PM” anunciaram a intenção de ingressar com medida criminal e civil. O jornalista ofendeu de forma mais direta o primeiro degrau da Instituição, ou seja, o soldado de Polícia Militar. Importante destacar que o jornalista possui histórico de ataques e declarações infundadas contra a Instituição, já tendo sido condenado em ação movida pela “Defenda PM” por ofensas semelhantes, reforçando a gravidade da conduta. Além disso, ressalta-se a importância das ações de combate ao tráfico de drogas, crime que atinge diretamente as famílias, destrói vidas e prejudica a sociedade como um todo. O tráfico gera enormes danos sociais, econômicos e humanos, afetando não apenas os usuários, que muitas vezes têm suas vidas ceifadas ou comprometidas, mas também toda a comunidade que sofre com violência, medo e degradação social. O apoio às forças policiais é, portanto, fundamental para a proteção da população e a manutenção da ordem e da segurança pública. Diante do exposto, esta Câmara Municipal manifesta repúdio veemente às declarações do apresentador José Carlos Magdalena, reafirmando total apoio e respeito aos policiais militares do Estado de São Paulo e a todos os profissionais de segurança pública que desempenham, com coragem e dignidade, suas funções em prol da sociedade. Encaminhe-se cópia desta Moção ao Governador de Estado, ao Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, ao Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ao Comando de Policiamento do Interior 3 (região de Ribeirão Preto), ao Grupo EPTV e às entidades representativas da categoria.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Arquivo 1 .pdf 04/11/2025 328,9 KB

Tramitações

2

Remetente: ALCINDO SABINO

Destinatário: Plenário

Envio: 04/11/2025

Objetivo: Solicitação de votação nominal

Resposta: 04/11/2025

Resultado: Aprovado

1

Remetente: Presidência

Destinatário: Plenário

Envio: 04/11/2025

Objetivo: Ordem do Dia

Complemento: 40ª Sessão Ordinária.

Resposta: 04/11/2025

Resultado: Aprovado

Documentos de Sessão

Documento Sessão Data Fase
Pauta da sessão 40ª Sessão Ordinária de 2025 04/11/2025 Turno único de discussão e votação

Votações

40ª Sessão Ordinária de 2025

Votação: Nominal

Fase: Turno único de discussão e votação

Não vota (1) - RAFAEL DE ANGELI

Contra (5) - FILIPA BRUNELLI, GUILHERME BIANCO, FABI VIRGÍLIO, PAULO LANDIM, ALCINDO SABINO

A favor (8) - JOÃO CLEMENTE, GEANI TREVISÓLI, MARCELINHO, CRISTIANO DA SILVA, CORONEL PRADO, ENFERMEIRO DELMIRAN, DR. LELO, MICHEL KARY

Ausente (4) - ALUISIO BOI, BALDA, MARIA PAULA, MARCÃO DA SAÚDE

Resultado: Aprovado

Voltar