Brasão

Câmara Municipal de Araraquara

Sino.Siave 8

Tipo: Moção

Data: 05/12/2025

Protocolo: 11572/2025

Situação: Retirado pelo autor

Regime: Ordinário

Quórum: Maioria simples - Votação simbólica

Autoria: CORONEL PRADO, ENFERMEIRO DELMIRAN

Assunto: Moção de Repúdio às declarações proferidas pelo apresentador José Carlos Magdalena, em 05 de dezembro de 2025, durante o programa “Jornal da EP”, na rádio EP FM.

Texto: As Câmaras Municipais de Araraquara, por iniciativa dos Vereadores Coronel Prado e Enfermeiro Delmiran, no uso de suas atribuições legais e regimentais, vêm a público manifestar veemente repúdio às declarações proferidas pelo apresentador José Carlos Magdalena, em 05 de dezembro de 2025, durante o programa “Jornal da EP”, transmitido pela emissora EP FM.

Justificativa: Na ocasião, o apresentador dirigiu-se às Guardas Civis Municipais de forma agressiva, ofensiva e absolutamente desrespeitosa, utilizando expressões depreciativas e inaceitáveis, afirmando que os profissionais “perderam a decência, a vergonha na cara, tem que acabar essa Guarda, tem que extinguir essa porcaria, tem que ser extinta nacionalmente; é uma Guarda de jardim, é isso que é a Guarda Municipal”. Denota-se que a prática de ofensa e desrespeito às forças de segurança e seus valorosos integrantes têm se tornado contumaz pelo apresentador mencionado. As palavras proferidas configuram um ataque injusto, humilhante e covarde contra homens e mulheres que, diariamente, dedicam-se, à proteção do patrimônio público, à segurança de escolas, unidades de saúde, praças e demais equipamentos municipais, bem como à preservação da ordem, com profissionalismo, coragem e compromisso social. A Guarda Civil Municipal exerce papel fundamental no contexto da segurança pública contemporânea, atuando de forma integrada com as demais forças policiais, contribuindo para a prevenção de delitos, para a melhoria da sensação de segurança da população e para o fortalecimento das políticas municipais de proteção social. Trata-se de uma instituição composta por profissionais que merecem respeito, reconhecimento e tratamento digno por parte de toda a sociedade. Por essa razão, os Vereadores Coronel Prado e Enfermeiro Delmiran aderem integralmente à Nota de Repúdio emitida pela Associação de Guardas Civis Municipais de Araraquara, reiterando que ataques gratuitos, generalizações irresponsáveis e discursos de ódio não contribuem, em absolutamente nada, para o debate público e sério sobre segurança e tampouco refletem a realidade do trabalho honrado desempenhado pela categoria. Reafirmamos nossa solidariedade e apoio irrestrito aos Guardas Civis Municipais de Araraquara e de todo o país, reiterando o compromisso desta Casa Legislativa com a defesa da dignidade, da integridade e do devido reconhecimento desses profissionais essenciais à proteção da cidade e de seus cidadãos. Requer-se o encaminhamento de cópia desta Moção às seguintes instituições: 1) Associação Nacional de Guardas Municipais do Brasil (AGM Brasil); 2) Associação de Guardas Civis Municipais de Araraquara; 3) Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana de Araraquara; 4) Guarda Civil Municipal de Araraquara; 5) Grupo EP de Comunicação / Sistema EP de Comunicação.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Arquivo 1 .pdf 08/12/2025 272,2 KB

Tramitações

3

Remetente: CORONEL PRADO

Destinatário: Presidência

Envio: 09/12/2025

Objetivo: Requerimento de retirada

Documento vinculado: Requerimento nº 2220/2025

Resposta: 09/12/2025

Resultado: Deferido

2

Remetente: Presidência

Destinatário: Plenário

Envio: 08/12/2025

Objetivo: Grande Expediente

Complemento: 45ª Sessão Ordinária

1

Remetente: Gerência de Expediente Legislativo

Destinatário: Presidência

Envio: 08/12/2025

Objetivo: Encaminhado

Voltar