Brasão

Câmara Municipal de Araraquara

Sino.Siave 8

Data: 24/10/2022

Protocolo: 09352/2022

Situação: Retirada pelo autor

Regime: Ordinário

Autoria: MARCOS GARRIDO

Assunto: Indicação para nomeação de uma rua desta cidade em homenagem ao Senhor Elídio Pinheiro, natural deste município, falecido em 06.10.2021

Texto: Exmo Sr.Edinho Silva, Prefeito do Município de Araraquara – SP, o vereador quea esta subscreve, fazendo uso da prerrogativa parlamentar conferida pelo artigo 211 doRegimento Interno desta Casa de Leis, INDICA a necessidade de entrar em entendimento com os setores competentes no sentido de que seja nomeada uma rua desta cidade em homenagem ao Senhor Elídio Pinheiro, natural deste município, falecido em 06.10.2021.

Justificativa: Nascido no dia 6 de setembro de 1949 no Distrito de Silvânia, Elídio Pinheiro é filho de Pedro Pinheiro e de Dona Virgínia. Quando criança vinha de trem para Araraquara estudar. Fez o ginasial no Antônio Pedro Monteiro da Silva, 2º grau e contabilidade no Colégio Progresso e direito na Fefiara, hoje Uniara. Tinha um objetivo: ser cantor. Antes, em 1968, criou o escritório Pinheiro de contabilidade. Pai de Fernanda, Michele, Larissa e Eliana, Elídio começou a realizar seu sonho 1971, quando se tornou vocalista do conjunto Flash, formado por 4 amigos. Cantou em vários outros conjuntos musicais de baile, inclusive animando o carnaval de diversos clubes de Araraquara e região. Um de seus maiores orgulhos é ter mantido por 26 anos o Bailão da Ferroviária, voltado ao público mais simples, mas sempre com grandes atrações. Além dele, que comandava a festa, o evento recebeu nomes como Antônio Marcos, Mário Zan, entre outros. O sucesso prosseguiu até 2008, quando foi construída a Arena da Fonte. Outro projeto voltado ao grande público foi o Bailão do Tio Eli, que por anos foi ponto de encontro na cidade sempre com grandes nomes da música sertaneja da época, do naipe de Roberta Miranda e Leandro e Leonardo. O rádio é um capítulo à parte em sua história. Começou com o programa Mistura Musical nas noites da Rádio Cultura em 1989. Em 2007 transferiu-se para a Rádio Brasil FM, hoje VIP FM, apresentando o mesmo programa à noite. Na VIP, apresenta ainda o programa Seja Feliz na hora do almoço. Ao todo, são 25 anos de profissão. Seu primeiro disco foi gravado em 1986, sob a direção de Mário Zan, ao lado do parceiro Francisco do Nascimento, com o nome de Breno e Bruno. Ele era o Breno e fazia a segunda voz da dupla. Mais dois discos foram lançados em todo o Brasil, o que gerou muitos shows e apresentações em programa de TV, como Bolinha, Inezita Barroso, Raul Gil e outros. Recebeu o título de cidadão benemérito, em 04/12/2015, por indicação do vereador Tenente Santana. Ele era um promovedor da manifestação cultural, do respeito ao próximo e da boa convivência social. Merece esta justa homenagem, com total apoio deste vereador.


Tramitações

1

Remetente: MARCOS GARRIDO

Destinatário: Presidência

Envio: 25/10/2022

Objetivo: Requerimento de retirada

Documento vinculado: Requerimento nº 841/2022

Resposta: 25/10/2022

Resultado: Deferido

Voltar