Brasão

Câmara Municipal de Araraquara

Sino.Siave 8

Tipo: Moção

Data: 05/10/2022

Protocolo: 08891/2022

Situação: Retirado pelo autor

Regime: Ordinário

Quórum: Maioria simples - Votação simbólica

Autoria: THAINARA FARIA

Assunto: Moção de repúdio às publicações de cunho xenofóbico feitas pela estudante de direito da PUC-Campinas, Livia Hira, no dia 02 de outubro deste ano.

Texto: No uso de minhas atribuições legais e conforme disposto no artigo 208, inciso VII do Regimento Interno da Câmara Municipal de Araraquara, apresento MOÇÃO DE REPÚDIO contra as postagens de cunho xenofóbico feitas pela estudante de Direito da PUC-Campinas, Lívia Hira, no dia 02 de outubro deste ano.

Justificativa: As postagens feitas nas redes sociais da estudante atacam a região Nordeste e toda a sua população, ao afirmar que é “a região mais depravada do Brasil” e que “seria orgulho se vocês realmente quisessem trabalhar”. O contexto destes ataques tem origem nas últimas Eleições realizadas no domingo (02). O início da apuração das urnas deu ao candidato Jair Bolsonaro (PL) certa vantagem em relação aos demais presidenciáveis. No entanto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terminou o dia com cerca de 48% dos votos válidos. A região Nordeste deu a Lula 12,9 milhões de votos a mais em relação a Jair Bolsonaro. Desde o fim das apurações, vivenciamos uma onda de ódio sendo disseminada nas redes sociais, por onde os fanáticos da extrema-direita acusam o sistema eleitoral brasileiro de fraude, além de ofender o povo nordestino. É inadmissível presenciar – após todas as Eleições - a sequência de ataques xenofóbicos direcionados ao Nordeste, à sua cultura e ao seu povo. A “região mais depravada do Brasil”, como diz Lívia Hira, se tornou uma das regiões nacionais com o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio, segundo a FAPESP, além de ter em suas mãos 8 das dez redações nota mil do ENEM. Requeiro, diante do exposto e satisfeitas as formalidades regimentais, que seja dada ciência da presente moção à Pontifícia Universidade Católica de Campinas e ao seu Diretor da Faculdade de Direito, Francisco Vicente Rossi.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Arquivo 1 .pdf 05/10/2022 120,9 KB

Tramitações

1

Remetente: THAINARA FARIA

Destinatário: Presidência

Envio: 23/01/2023

Objetivo: Requerimento de retirada

Documento vinculado: Requerimento nº 55/2023

Resposta: 23/01/2023

Resultado: Deferido

Voltar