Brasão

Câmara Municipal de Araraquara

Sino.Siave 8

Data: 27/01/2022

Protocolo: 00905/2022

Guichê: 7334 - 31/01/2022

Situação: Respondida

Regime: Ordinário

Autoria: FILIPA BRUNELLI

Assunto: Indica a readequação da coleta de resíduos sólidos domiciliares, no município de Araraquara.

Texto: Indico ao Senhor Prefeito Municipal a necessidade de entrar em entendimento com o departamento competente, no sentido de que seja readequada a coleta de resíduos sólidos domiciliares, no município de Araraquara.

Justificativa: Desde a decisão do Ministério Público do trabalho, que exigiu que a prefeitura removesse o “estribo”, onde os garis subiam na traseira do caminhão, decisão essa em meu ponto de vista plausível, pois a situação dos garis era deplorável. Porém a atual realidade piorou ainda mais a situação desses profissionais. O poder judiciário obrigou o poder executivo a tomar providencias e mudanças à curto prazo, porém devemos pensar em melhorias para esses profissionais e não sobrecarregá-los. O que podemos observar nesse primeiro dia, já no novo modelo, é uma situação no mínimo deplorável, desumana e de exploração dos trabalhadores. Eles precisam correr atrás dos caminhões recolhendo o lixo por mais de 60 km diário. Nosso modelo atual representa não somente um grande equívoco de condução, mas também de déficit de recursos humanos e defasagem no serviço prestado e qualidade de vida aos trabalhadores. Aproveito e apresento o modelo colocado em prática no município de Praia Grande-SP. A cidade adequou seus caminhões com uma galeria de ferro com assentos para os garis, quatro garis por caminhão e a cada três quarteirões são revesados os coletores que irão percorrer o percurso a pé fazendo a coleta, garantindo assim uma redução do esforço físico dos mesmos. Sabemos que o melhor modelo de coleta não é o realizado em países subdesenvolvidos e sim a automatização da coleta, sabemos ainda que é impossível a mudança do sistema do dia para noite, não somente pela situação orçamentária dos municípios, em especifico nossa cidade, mas também pela própria cultura em exercício pela sociedade no que tange a coleta e tratamento de resíduos sólidos domiciliares. Aguardo ansiosamente um retorno por parte deste executivo que tanto tem feito para a garantia dos direitos sociais e dos trabalhadores. Não podemos punir os trabalhadores por uma decisão judicial e uma má decisão no plano executado.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Arquivo 1 .pdf 28/01/2022 260,9 KB

Tramitações

3

Remetente: Gerência de Gestão da Informação

Destinatário: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA - CHEFIA GABINETE

Envio: 31/01/2022

Objetivo: Encaminhado

Resposta: 11/03/2022

Resultado: Respondido

Documento vinculado: Resposta nº 1 à Indicação nº 571/2022

2

Remetente: Gerência de Expediente Legislativo

Destinatário: Gerência de Gestão da Informação

Envio: 28/01/2022

Objetivo: Encaminhar à prefeitura

1

Remetente: Gerência de Expediente Legislativo

Destinatário: Presidência

Envio: 28/01/2022

Objetivo: Encaminhado

Resposta: 28/01/2022

Resultado: Deferido

Documentos Relacionados

Documento Data Assunto Arquivos
Resposta nº 1 à Indicação nº 571/2022 11/03/2022 Indica a readequação da coleta de resíduos sólidos domiciliares, no município de Araraquara.

Voltar