Brasão

Câmara Municipal de Araraquara

Sino.Siave 8

Tipo: Congratulações

Data: 19/10/2021

Protocolo: 08580/2021

Situação: Deferida

Regime: Ordinário

Quórum: Não Especificado

Autoria: FABI VIRGÍLIO

Assunto: Requeiro, observado o artigo 210 do Regimento Interno, que seja oficiado às autoras e ao ilustrador do livro ‘Panda e Mia’ que trata dos sentimentos dentro da perspectiva de uma criança durante a pandemia.

Texto: A vereadora Fabi Virgílio que esta subscreve vem, respeitosamente, requerer que sejam satisfeitas as formalidades regimentais, seja consignado em ata, um voto de congratulações para Camila Neves Toledo, Maiby Rocha e Jenifer Saska, e Artur Rocha Baccarin autoras e o ilustrador, respectivamente, do livro ‘Panda e Mia’, que trata dos sentimentos dentro da perspectiva de uma criança durante a pandemia.

Justificativa: O livro teve como objetivo falar a linguagem das crianças e ajudar pais e mães a dar explicações de todo este difícil processo que representou a pandemia na vida de crianças e adultos, que se viram obrigados a ficar confinados em casa sob a ameaça de uma doença, além das famílias que, em muitos casos, perderam pessoas próximas e precisaram enfrentar o luto. “Panda e Mia” é um recurso lúdico para que os pais possam explicar a seus filhos sobre o impacto de uma pandemia, tarefa inédita e desafiadora. Livros como o “Panda e Mia” tornam essa tarefa um pouco menos árida, em um momento onde a saúde mental e o equilíbrio de crianças e adultos foram afetados de maneira direta. Segundo site da Agencia Brasil, para os jovens e crianças, que são menos infectados pelo vírus e também, como muitas vezes o sofrimento deles fica mais desapercebido, eles tendem a ser mais negligenciados, bem como as crianças menores foram mais afetadas pela forma como os pais trabalharam e organizaram a situação em casa durante este período. Com o isolamento social imposto pela pandemia, que teve como resultado duras restrições de movimento e interação, impondo limitações e não convivência como o afastamento de amigos, escola, familiares, brincadeiras; essas crianças perderam a experiência e o contato com elementos importantes que compõem a infância. Segundo estatísticas disponíveis no site da UNICEF, os dados mostram que 22% dos adolescentes e jovens de 15 a 24 anos brasileiros entrevistados disse que, muitas vezes, se sente deprimido ou tem pouco interesse em fazer coisas. Ainda, segundo o site da UNICEF, o relatório Situação Mundial da Infância 2021 pede que governos e parceiros dos setores público e privado se comprometam, comuniquem e ajam para promover a saúde mental de todas as crianças, todos os adolescentes e cuidadores, proteger os que precisam de ajuda e cuidar dos mais vulneráveis. Portanto, a partir de todos estes dados, é possível constatar que a inciativa destas autoras, que também são mães-educadoras, representa uma contribuição imensa para adultos e crianças em uma fase tão delicada da nossa civilização que foi a pandemia. Ao escrever um livro voltado para crianças, essas mulheres colaboram de maneira direta para a orientação dos pais sobre um tema tão delicado e um alento, de maneira lúdica, às crianças. O livro “Panda e Mia” trata-se de uma iniciativa que traz em si uma delicadeza com o sentimento das crianças e adultos, além de importância da educação com afeto para tratar de temas tão sensíveis como a pandemia e suas consequências tão profundas na alma das pessoas, sejam pessoas mais jovens ou não. Solicito também que cópia deste Requerimento de Congratulação seja encaminhada às autoras e ao ilustrador do livro.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Arquivo 1 .pdf 19/10/2021 123,5 KB

Tramitações

2

Remetente: Gerência de Expediente Legislativo

Destinatário: Gerência de Expediente Legislativo

Envio: 20/10/2021

Objetivo: Endereço eletronico

Complemento: Às Senhoras Camila Neves Toledo, Maiby Rocha, Jenifer Saska e ao Senhor Artur Rocha Baccarin

1

Remetente: Gerência de Expediente Legislativo

Destinatário: Presidência

Envio: 20/10/2021

Objetivo: Encaminhado

Resposta: 20/10/2021

Resultado: Deferido

Voltar