Brasão

Câmara Municipal de Araraquara

Sino.Siave 8

Data: 18/08/2021

Protocolo: 06526/2021

Guichê: 49818 - 19/08/2021

Situação: Respondida

Regime: Ordinário

Autoria: JOÃO CLEMENTE

Assunto: Indica a criação, implementação e sistematização de um circuito produtor, e comercializador, de flores, plantas ornamentais e plantas verdes no Município de Araraquara.

Texto: Apresentamos, sempre respeitosamente, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, a presente Indicação, para que, em consonância com os demais órgãos desta Preclara Administração Pública, merecedores do nosso mais profundo respeito, se dignem na realização de estudos e análises objetivando a implementação de um circuito produtor, e comercializador, de flores, plantas ornamentais e plantas verdes no Município de Araraquara. Inclusive nos Assentamentos Rurais abrigados no Município, mas também em outras áreas urbanas e rurais onde existam empreendedores dispostos, por meio de parcerias, convênios, acordos de vontades (Sebrae; Associações de Produtores de Flores; etc.).

Justificativa: À guisa de justificativas, o Estado de São Paulo é um grande produtor de flores no país, quiçá o maior mercado produtor e exportador de flores do Brasil, sendo os Municípios de Atibaia e Holanda dois grandes representantes desse mercado – que possui potencial de crescimento significativo. Nesse desiderato, Araraquara possui área suficiente para atender referido mercado, agregar valor aos modelos de negócios sedimentados no Município, gerar emprego e renda, criar um novo modelo pujante de negócio voltado à criação, implementação de um circuito produtor, e comercializador, de flores, plantas ornamentais e plantas verdes no Município. Note-se, entrementes, que alguns Municípios possuem mercados consolidados e, inclusive, alcunham seus próprios nomes, como “A Capital Nacional do Bordado” (Ibitinga); “A Cidade das Flores” (Holambra); “A Capital Nacional dos Bichos de Pelúcia” (Tabatinga); “A Capital da Tecnologia” (São Carlos); em outras palavras o desenvolvimento territorial, urbano e rural, de tais Municípios encontrando novos mercados, gerando emprego e renda, atraindo turistas. Não propomos um reducionismo no modelo de negócios do Município de Araraquara, que historicamente permeia o inovador com o tradicional, mas sim propor a agregação de valores ao nosso “Turismo de Negócios”, como o mercado da floricultura (atividades produtivas e comerciais de flores e plantas ornamentais), como, por exemplo, nos propomos nas Indicações 1666/2021 e 1668/2021, e assim, consolidar novas formas de negócios, de empreendimento, de desenvolvimento do nosso território, urbano e rural. Outrossim, ainda que encontremos novos modelos de mercado (de geração de renda, de trabalho) para o nosso Município, e os mesmos sejam fomentados e tragam resultados, também precisamos investir - promover os mercados já consolidados e a inovação tecnológica inclusiva.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Arquivo 1 .pdf 18/08/2021 121,9 KB

Tramitações

3

Remetente: Gerência de Gestão da Informação

Destinatário: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA - CHEFIA GABINETE

Envio: 19/08/2021

Objetivo: Encaminhado

Resposta: 17/09/2021

Resultado: Respondido

Documento vinculado: Resposta nº 1 à Indicação nº 3554/2021

2

Remetente: Gerência de Expediente Legislativo

Destinatário: Gerência de Gestão da Informação

Envio: 18/08/2021

Objetivo: Encaminhar à prefeitura

1

Remetente: Gerência de Expediente Legislativo

Destinatário: Presidência

Envio: 18/08/2021

Objetivo: Encaminhado

Resposta: 18/08/2021

Resultado: Deferido

Documentos Relacionados

Documento Data Assunto Arquivos
Resposta nº 1 à Indicação nº 3554/2021 17/09/2021 Indica a criação, implementação e sistematização de um circuito produtor, e comercializador, de flores, plantas ornamentais e plantas verdes no Município de Araraquara.

Voltar