Brasão

Câmara Municipal de Araraquara

Sino.Siave 8

Data: 10/06/2021

Protocolo: 04549/2021

Guichê: 33818 - 11/06/2021

Situação: Aguarda resposta

Regime: Ordinário

Autoria: JOÃO CLEMENTE

Assunto: Indica a disponibilização de sistema eletrônico (telefone, e-mails, etc.) e criação de um banco de dados, objetivando levantar como a população entende e aspira uma Cidade Inteligente e Sustentável.

Texto: Apresentamos, muito respeitosamente, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, a Indicação em comento, para que, conjuntamente a outros Órgãos desta Preclara Administração, Secretarias do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e do Meio Ambiente inclusive, se digne na disponibilização de sistema eletrônico (telefone, e-mails, etc.) objetivando levantar como a população entende e aspira uma Cidade Inteligente e Sustentável. A criação de um banco de dados (respeitando a LGPD), com vistas ao fornecimento de subsídios para as políticas públicas voltadas às Cidades Inteligentes e Sustentáveis.

Justificativa: As pessoas moram nas cidades e estas indicam aumentos sucessivos de população residente e, por vezes, transitória. A população, como um todo, se utiliza de recursos próprios ou, por meio de tributos arrecadados se utiliza de serviços disponibilizados pelo Poder Público. Assim, seja no transporte (veículos próprios ou transporte público), na saúde (convênios médicos ou SUS), na educação (escolas particulares ou ensino público), as pessoas buscam viver e resolver suas questões nas cidades. Ocorre que, em paralelo às nossas vidas do cotidiano, por vezes atribulada e corrida, um movimento está sendo gestado: o das Cidades Inteligentes e ou Sustentáveis. Assim, agregando valor entre o meio ambiente e as novas tecnologias, algumas cidades implementam ações, políticas, valores atinentes a uma nova forma de entender, morar, viver as cidades, melhorando o que está bom e mudando o que precisa melhorar, à luz do desenvolvimento sustentável (respeito ao meio ambiente + pessoas + animais + prestação de serviços ecologicamente equilibrados), e das melhores práticas tecnológicas. Assim, como é cediço que tanto melhor uma política pública, quanto mais ela ouvir seus destinatários (no caso, população, coletividade) e tencionando a presente Indicação como uma semente, é a presente Indicação para propor a disponibilização de sistema eletrônico (telefone, e-mails, etc.) objetivando levantar como a população entende e aspira uma Cidade Inteligente e Sustentável. Ato contínuo, com os dados levantados (respeitando a LGPD), poder-se-á ter material para começar a entender como a população pensa e entende uma Cidade Inteligente e Sustentável, e quais seriam as primeiras medidas (educativas em relação ao tema, implementação de ideias que poderão surgir no levantamento proposto), a serem gestadas pelo Poder Público. Pensar, gestar e criar meios para vivência numa cidade sustentável e inteligente é tarefa para muitos anos, pois as cidades são organismos vivos e as pessoas se transformam, mas lançar as bases, os alicerces para alcançar tais objetivos pode ser tarefa para as gerações contemporâneas, para o hoje.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Arquivo 1 .pdf 10/06/2021 120,8 KB

Tramitações

3

Remetente: Gerência de Gestão da Informação

Destinatário: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA - CHEFIA GABINETE

Envio: 11/06/2021

Objetivo: Encaminhado

2

Remetente: Gerência de Expediente Legislativo

Destinatário: Gerência de Gestão da Informação

Envio: 10/06/2021

Objetivo: Encaminhar à prefeitura

1

Remetente: Gerência de Expediente Legislativo

Destinatário: Presidência

Envio: 10/06/2021

Objetivo: Encaminhado

Resposta: 10/06/2021

Resultado: Deferido

Voltar