Brasão

Câmara Municipal de Araraquara

Sino.Siave 8

Data: 23/04/2021

Protocolo: 03027/2021

Guichê: 23260 - 27/04/2021

Situação: Respondida

Regime: Ordinário

Autoria: THAINARA FARIA

Assunto: Indica o retorno presencial de atendimento psicológico com intérprete de libras para pessoas com deficiência auditiva.

Texto: Considerando que, em razão da pandemia mundial, estamos há mais de um ano em situação de calamidade pública reconhecida em decorrência da transmissão do coronavírus; Considerando que a pandemia tem elevado os índices de estresse e ansiedade em toda a população, a qual se encontra preocupada com o risco de contágio, bem como com as consequências da contaminação dos munícipes e seus familiares; Considerando as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência auditiva, em tempos de pandemia, para acesso pleno do serviço público; Entendendo ser importante destacar que o atendimento psicológico remoto que vem sendo oferecido neste município não atende às necessidades impostas aos portadores de deficiência auditiva, tendo em vista a necessidade da presença de um intérprete de libras intermediando o contato paciente-psicólogo. Com o atendimento remoto, as pessoas nesta condição muitas vezes têm que contar com a ajuda de familiares nesta intermediação, gerando desconforto e uma certa limitação em transmitir seus mais verdadeiros anseios, tendo em vista que o tradutor, por vezes, é alguém de seu convívio íntimo, resultando em um tratamento ineficaz, já que o ramo da psicologia é dependente da conversa franca e sem filtros com o profissional. Diante do exposto e com o objetivo de garantir o acesso pleno das pessoas com deficiência auditiva ao serviço público, solicitamos que seja verificado pelo Prefeito Municipal, o retorno de atendimento psicológico presencial para pessoas com deficiência auditiva. Na expectativa de uma breve manifestação a respeito, aproveito o ensejo para reiterar meus votos de estima e apreço.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Arquivo 1 .pdf 23/04/2021 118,3 KB

Tramitações

3

Remetente: Gerência de Gestão da Informação

Destinatário: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA - CHEFIA GABINETE

Envio: 26/04/2021

Objetivo: Encaminhado

Resposta: 02/08/2021

Resultado: Respondido

Documento vinculado: Resposta nº 1 à Indicação nº 1734/2021

2

Remetente: Gerência de Expediente Legislativo

Destinatário: Gerência de Gestão da Informação

Envio: 23/04/2021

Objetivo: Encaminhar à prefeitura

1

Remetente: Gerência de Expediente Legislativo

Destinatário: Presidência

Envio: 23/04/2021

Objetivo: Encaminhado

Resposta: 23/04/2021

Resultado: Deferido

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Documento Data Assunto Arquivos
Resposta nº 1 à Indicação nº 1734/2021 02/08/2021 Indica o retorno presencial de atendimento psicológico com intérprete de libras para pessoas com deficiência auditiva.
Autoria: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA - CHEFIA GABINETE

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