Home / Escola do Legislativo / Finanças Pessoais e Direitos Humanos são temas do ciclo de Formação para o Jovem Cidadão

Finanças Pessoais e Direitos Humanos são temas do ciclo de Formação para o Jovem Cidadão

Na sexta-feira (19), aconteceu, no Plenarinho da Casa de Leis, a segunda etapa do ciclo de palestras “Formação para o Jovem Cidadão: Emprego, Direitos e Políticas Públicas”. Os temas abordados foram Finanças Pessoais e Direitos Humanos. O evento é promovido pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal em parceria com a Prefeitura, através da Assessoria de Políticas Públicas para Juventude e da Escola de Governo do Município de Araraquara (EGMA).

O professor do curso de Economia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Valdemir Pires, foi o primeiro palestrante e destacou formas para alcançar o equilíbrio financeiro, começando pela capacitação profissional. “O currículo é a chave para ter o poder de comando sobre a riqueza, que, na sociedade atual, é o dinheiro. É preciso ter capacidade de realização para conseguir um trabalho, uma fonte de renda.”

Pires também lembrou a importância de poupar, preservar o patrimônio, evitar o consumo por impulso e a compra no crediário. “Há um déficit na cultura de finanças pessoais no nosso país. Por isso, é fundamental que os jovens iniciantes no mundo do trabalho entendam como organizar sua receita”, complementou o professor.

Ministrada pelos advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carla Priscila Lozano e Luís Roberto Moretti, a palestra “Direitos Humanos: o jovem como garantidor de seus direitos” tratou sobre Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), destacando, principalmente, os Direitos Fundamentais e Sociais. “Para garantir seus direitos no futuro, os jovens precisam conhecê-los. Nessa fase de escolhas, que é tão difícil, orientações como essas são muito válidas”, disse Luís Moretti.

Para a jovem cidadã Dariani Moretti, as palestras foram produtivas. “É sempre bom termos essa noção de como lidar com o dinheiro. O mais interessante foi entender como o currículo pode contribuir para conseguirmos o equilíbrio financeiro.”

A última atividade do ciclo será no dia 26, novamente no Plenarinho da Câmara Municipal, com a palestra “Política x Política Pública”, ministrada pelo palestrante Bruno Souza.

 

Confira mais fotos aqui: https://photos.app.goo.gl/wcHAeT7QwyjYVZcZ8

Compartilhe

Leave a Reply