Home / Notícias / Aprovado o Dia de Conscientização da Síndrome de Down

Aprovado o Dia de Conscientização da Síndrome de Down

 

Um dos objetivos é dar visibilidade à causa das pessoas com a deficiência 

Durante a 121ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, realizada na terça-feira (27), vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto do parlamentar Roger Mendes (Progressistas) que institui o “Dia de Conscientização da Síndrome de Down”, a ser celebrado anualmente no dia 21 de março.

De acordo com Mendes, a data visa à realização de reuniões, palestras, seminários, workshops, espetáculos culturais, campeonatos esportivos, caminhadas ou corridas solidárias e outros eventos voltados à conscientização da população sobre a inclusão.

O parlamentar explica que o objetivo é aumentar a visibilidade da causa, bem como promover a luta pelos direitos igualitários. “Não faz muito tempo, crianças nascidas com Down eram afastadas do grupo social e familiar e, em geral, não viviam mais do que 30, 35 anos. Na medida em que se investiu no desenvolvimento dessas crianças e de suas potencialidades, a expectativa de vida aumentou consideravelmente e, embora num ritmo mais lento, elas se mostraram capazes de vencer as limitações e foram integradas na sociedade”, defendeu o projeto.

Credenciados pelo Instituto Conviva Down de Araraquara, José Azevedo Pereira Coelho e Armando José Zanin também defenderam na Tribuna Popular a propositura.

 

Compartilhe

Leave a Reply